Blog Do Hyldinho

O número de consumidores que procuraram o Procon-JP para a renegociação dos débitos dentro do Programa Renegocia!, mutirão nacional da Senacon que ocorreu durante toda a semana passada, chegou a 2.053. Os números consideram os atendimentos virtual, através do WhatsApp 98665-0179, e o realizado presencialmente na sede da Secretaria, na Avenida Pedro I, bairro Tambiá.

O consumidor que se inscreveu no Renegocia! e preencheu os requisitos do Programa será acompanhado pelo Procon-JP em todo processo de negociação com a empresa envolvida. O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Rougger Guerra, explica que o processo é aberto em nome do consumidor e que a empresa tem 10 dias úteis para responder e negociar o débito em questão. “Tudo sob o olhar atento do Procon-JP para conseguir o melhor acordo possível para o endividado”.

O Renegocia! é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e faz parte do Programa do Governo Federal Desenrola Brasil, que tem como objetivo o auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas de forma mais acessível, além da prevenção do superendividamento.

Para Rougger Guerra, esse tipo de mutirão é muito importante, também, devido a seu viés social e, por isso, a procura sempre é muito grande. “Como o Programa abrange dívidas de toda natureza, o consumidor que está afogado em contas e sem perspectiva de saldá-las, tem no mutirão a oportunidade de rever o orçamento e se livrar do pesadelo que é o superendividamento, seguindo adiante com outros planos”.

Prevenção – Um dos focos principais do Programa é a prevenção ao superendividamento e tem destinação maior para aqueles consumidores que estão em situação de endividamento excessivo. “É importante salientar que a Senacon tem como uma de suas principais políticas a promoção da educação financeira e a conscientização sobre o consumo de crédito responsável”, pontua o titular do Procon-JP.

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