O paraibano Ariosvaldo Fernandes conquistou medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris nesta quarta-feira (4). O atleta, de 47 anos, ganhou nos 100 metros rasos ‘T53’ do atletismo de cadeirantes, com o tempo de 15s08 na final.
Na mesma disputa estavam Adbulrahman Alqurashi, da Arábia Saudita, que levou a medalha de ouro com o tempo de 14s48, e o tailandês Pongsakorn Payeo com tempo de 14s66 e recebeu a medalha de prata.
Durante a competição, o paraibano afirmou que seu equipamento está desatualizado em relação ao dos outros atletas, porém Ariosvaldo conseguiu vencer e garantiu a primeira medalha em Jogos Paralímpicos.
Sobre Ariosvaldo
Ariosvaldo Fernandes, conhecido como ‘Parré’, nasceu em Campina Grande e teve poliomielite, ficando com os membros inferiores paralisados quando tinha 18 meses de idade.
Aos 17 anos, seu professor de Educação Física apresentou o basquete em cadeira de rodas, e o paraibano ingressou no esporte paralímpico. Ariosvaldo competiu pelo basquete até 2002, quando migrou para o atletismo.
O atleta já garantiu medalhas de ouro em outras competições, sendo nos 100 metros e 400 metros dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023 e no Parapan-Americanos de Lima em 2019, além de prata nos 100 metros no Mundial de Kobe deste ano.