Blog Do Hyldinho

Uma organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários da plataforma Gov.br para fazer empréstimos e procurações com os dados das vítimas. No aplicativo, é possível acessar documentos como a carteira de identidade digital, carteira de trabalho e carteira de habilitação.

O golpe no Gov.br chegou a uma juíza do trabalho de São Paulo. Os bandidos acessaram processos de todo país e removeram bloqueios judiciais de pelo menos 50 veículos, através de dados dela. Um dos carros foi apreendido pela polícia gaúcha.

Para evitar fraudes, especialistas em segurança cibernética reforçam a importância de sempre ativar todos os fatores de autenticação. Com elas, todos que precisarem acessar a conta do Gov.br a partir de outro dispositivo vão precisar da autorização do dono da conta.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse, em nota, que trabalha para aumentar soluções tecnológicas e de segurança dos dados dos usuários. E orienta que as pessoas não aceitem ajuda de terceiros para recuperar a senha do Gov.br. Em caso de suspeita de fraude, o ministério ressalta que é importante fazer o boletim de ocorrência para garantir a investigação.

BlogdoHildinho