Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um requerimento do deputado estadual Tanilson Soares (PSB) solicitando ao Governo do Estado a criação de uma feira estadual permanente da agricultura familiar e agroecológia em pólos regionais.
Conforme defendeu o deputado, o objetivo da feira é criar um espaço para comercialização de alimentos saudáveis, promoção da cultura local e fortalecimento da renda dos agricultores familiares. Ao fomentar cadeias curtas de comercialização, também contribui com a economia solidária e o desenvolvimento sustentável, segundo justificou o parlamentar.
“A criação de uma Feira Permanente da Agricultura Familiar e Agroecológica representa um avanço significativo nas políticas públicas de fomento à produção sustentável e de apoio aos agricultores familiares do estado da Paraíba”, disse o deputado.
Além de proporcionar renda e dignidade aos agricultores, a feira contribuirá para o fortalecimento das economias locais e a aproximação entre o campo e a cidade. A ação também pode ser articulada com outras políticas públicas, como programas de compras governamentais, assistência técnica, capacitações e ações culturais.
De acordo com Soares, a iniciativa visa:
- Garantir aos pequenos produtores um espaço digno e contínuo de comercialização direta de seus produtos;
- Estimular práticas agrícolas sustentáveis, baseadas nos princípios da agroecologia, sem o uso de agrotóxicos;
- Contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população paraibana;
- Valorizar os saberes tradicionais e o trabalho da agricultura camponesa;
- Promover o desenvolvimento local com justiça social e preservação ambiental.