O vereador Raoni Mendes (DC) pediu, nesta terça-feira (3), o arquivamento do projeto de lei que proibia o uso de caixas de som portáteis nas praias de João Pessoa. O parlamentar entendeu que, ao arquivar a proposta, a Casa Napoleão Laureano dará mais rapidez nas discussões de outras pautas legislativas.
“O arquivamento permitirá maior celeridade na pauta legislativa, sem prejuízo a eventuais novas proposições sobre o assunto”, justificou o vereador.
Em setembro de 2025, Raoni propôs a proibição dos equipamentos nas praias da Capital. Porém, o texto não chegou a ser votado no plenário pelos vereadores. Na época, o vereador criticou o excesso de ruídos das “caixinhas”, o que considerava “uma agressão à saúde física e mental”.
“A poluição sonora não é apenas um incômodo, é uma agressão silenciosa à saúde física e mental das pessoas. Um barulho intenso e constante causa estresse, ansiedade, dificuldades de concentração e até problemas auditivos. As praias deveriam ser espaços de descanso e contemplação. Essa realidade gera um conflito direto entre o direito de alguns que se divertem e de muitos desfrutarem do silêncio e da paz. Todos temos o direito de aproveitar os espaços públicos, mas esse direito precisa ser exercido com responsabilidade e respeito ao próximo”, enfatizou.
O requerimento foi enviado para Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa e será avaliado pelo presidente da Casa, Dinho Dowsley (PSD).